Trela*


Por andar sozinha, encarei obstáculos para ir as diversas atividades que fazia parte: curso de ingles, aulas de desenho, natação, vôlei e outras mais. Excluí ir à escola porquê usava um uniforme que identificava, para muitos, parte do que eu era. Servia como uma incrível armadura. Já que a classe média era provida de carros, já que a classe média tem medo de pobre, alguns deveriam não conceber em seus julgamentos que uma moca possa andar sozinha. Quem eram esses caras que falavam coisas que uma criança não pede pra ouvir? Coisas que até hoje não consigo repetir e que por muito pouco ou por sorte não me transformaram num Eiternes.


hippies
Aparentemente esse cartaz foi produzido pelo governo do Estado agora na década 2010, dizia a fonte. Tenho minhas dúvidas…

Desenhava mulheres e os irmãos Maristas acharam que esse tipo de conduta não observava a tendência da instituição. No verão que veio saí do quadro Marista e a minha mãe iniciou na Eventos BB. Através dela ganhei descontos nos ingressos da Eco92. Foi uma barra achar alguém pra visitar essa grande feira de exposição comigo. Uma feira que envolvia workshops & seminários. Foi umas das coisas mais baratas e mais pertinentes que participei nesses anos. Depois, feiras como essa tomaram mais espaço na rotina carioca.

06-01
uma estranha apresentação na Eco 92

Fui com um camarada do curso de inglês. Dividi um chocolate estrangeiro com ele enquanto me contava agruras do serviço militar. No dia seguinte fui com a minha mãe. Num anfiteatro que montaram, vimos danças tradicionais de grupos indígenas da Amazonia feitos por um grupo de Manaus. Achei inesquecível e Rothko iria achar também pela cadencia estrutural construtivista-abstrata. Numa pausa entre apresentações, um cara de uns 40 e muitos sentou do meu lado. A minha mãe sentava do outro lado, mas como encontrava com um monte de gente por lá, acabava por bater papo com esses conhecidos e esse maluco puxou conversa comigo, devia achar que sentava ali no anfiteatro DESACOMPANHADA e aborrecida com as apresentações.

Não me lembro mais quais foram sua exatas palavras mas congelei sua intenção. Ele se portava como estivesse falando algo civilizado – não era. Ao findar o papo dele, lembrei que eu era menor e não me interessava. Jamais aprovei relacionamentos de homens mais velhos com mulheres mais jovens. Ele se defendeu com um “é muito comum”, dei uma respirada e muita seca respondi:

-Nao, nao é. – ele se afastou, incrédulo, embaraçado, enfraquecido, enfurecido.

Continuei olhando para ele. Um olhar aprendido nas aulas de catequismo com uma instrutora muito boa que eu tive na Santo Afonso. Ela pregava que Jesus usava do olhar pra reafirmar suas ideias. O meu, contudo naquele momento, podia ser traduzido da seguinte maneira: “como que ousa se dirigir à mim, degenerada criatura” ou “vc está velho, mas não está malandro” e imediatamente contei tudo a minha mãe e as amigas, logo ficamos todas olhando para ele até alguém se levantar e o cara fugir do anfiteatro.

aterro-do-flamengoPor anos lembrei dessa passagem como alguma coisa que começa amarga mais logo se dissolve. Depois fui juntando pedacinhos e vendo que o perigo era muito mais eminente do que a minha cabeça poderia calcular naquela noite entre apresentações folclóricas. A Eco 92 se passou no Aterro do Flamengo e por mais que o lugar estivesse apinhado de gente, reorganizado com uma certa infraestrutura (banheiros e iluminação), o parque é bastante grande e cheio de vegetação com uma arquitetura que encobre sons e luminosidades. Era um lugar perigoso. Imagine se acatasse um convite de um estranho?


PS: Em 2011 viajei com o meu pai para a Argentina num cruzeiro. Ficava na piscina o dia inteiro lendo Jane Eire e a noite lia na tabacaria. A maioria dos presentes no navio eram casais de 30 anos de idade sem filhos. Um cara igual ao maluco da Eco chegou em mim (porra, novamente) e fez o mesmo tipo de proposta, com ou sem mulher dele presente.

– Me’rmão, vai tomar no cú. Vc me tirou da minha leitura pra isso? PQP!


*) Atenção à alguém. Comumente usado em flertes.

 

Publicado por: This Leksus

Naturalmente carioca da gema. Levantei a bandeira da união dos estudantes em 1990. Depois que vi que a bandeira era tipo lilás, caí fora, mas mantive contatos do setor cultural aonde fui a curadora por 2 anos seguidos no periódico e da rádio interna. Essa mídia chegava à 2000 estudantes em 1992. Participei de cursos de pintura abstrata com Mollica (1947-2013) e desenho Modelo Vivo com Giancarlo Bonfanti na Escola de Artes Visuais do Parque Laje de 1987-1992 e em outros institutos de arte. Estudei na USU, UERJ & UFRJ, arquitetura e urbanismo, Educação artística & Figurino respectivamente. Meu primeiro projeto foi a fonte do Banco do Brasil com seu logotipo, nas dependências da Agencia I do Banco no Rio de Janeiro. Em 1995, cursei por um breve período a Escola Politécnica de Lisboa, aonde desenvolvi uma tese sobre o Manuelino. Muitas descobertas, e não parei de fazer cursos extras em outras grandes universidades cariocas. Senai Cetiqt, Universidade Candido Mendes, UIS (Noruega). Trabalhei com Alexandre Hercovich para Semana da Moda no Rio em 1997. Nos anos seguintes criei o cenário e costumes para a peça Frida Kahlo no Teatro do Museu do Catete. Nessa época comecei a trabalhar como Dj e me destaquei na área até 2010, quando decidi encerrar essa atividade e me dedicar a gravura & tradução. A partir de 2005, anualmente, faço instalações e exibições de pinturas, desenhos, edições de livros, mosaicos e gravuras. Em 2010 comecei a me infiltrar na área de tradução e interpretação, também como uma ação social. O que faz voltar intensamente para escrita e leitura, e me dispersar pra outras línguas, como dinamarquês, francês, italiano & espanhol.

Categorias arte moderna, cronica, memóriasTags, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , Deixe um comentário

Qual seria a sua perspectiva sobre esse assunto?

