Carioca Vital


A pior lembrança desse ano no Rio foi eu visitar uma amiga de longa data do meu pai. Nunca tinha a conhecido nos meus já maduros 40 anos de idade – ela muito dignamente tinha receio que a minha mãe a … (fiquei sem entender), então se manteve afastada por muitos anos desse grupo de pessoas da Zona Norte.

corte cantagalo

Corte do Cantagalo

Ela mora num apartamento de cobertura de não sei quantos quartos, mas muitos, no Corte do Cantagalo a 30 anos. O apê não termina com o tamanho, tem uma vista deslumbrante pra os 2 irmãos, a Lagoa e o Cristo. Definitivamente um dos melhores endereços do Rio de Janeiro, pertinho do metro com saída pra praia e pro parque da Lagoa além de uma infinidade de movimentação cultural e comercial respectivamente nos bairros de Ipanema & Copacabana.

Mais tarde quando voltávamos pra casa, meu pai veio me dizer que ela aluga para uma familia o apt. de baixo do dela.

– Mas como uma pessoa que nunca trabalhou tem 2 apts. como esses? E pra quê tudo isso? – me fico perguntando…

– Ela teve um namorado muito rico metade da vida dela. – Meu pai não mede palavras e acho que nem entende essa metáfora. Ele foi contando minuciosamente a trajetória dessa mulher rumo ao que muitos consideram o sucesso. Em respeito ao nobre endereço ela optou por nunca ter filhos.

– A tá… – Entendi por completo o porquê do receio dela em relação à Dona Marcília.

Nesse mesmo dia que a visitamos foi a final do jogo da Copa 2014. Os coitados dos argentinos que deixaram a praia tão alegre e cheia de crianças naquele domingo de dia, perderam pra os alemães a noite. O pior mesmo foi ouvir o esculacho total da boca dessa mulher. Ouvia aquilo pasma. Em um dado momento, pra pisar mesmo em quem já tem pouco ela fez o seguinte comentário baseado em informações da Globo:

– Você sabia que os torcedores alemães pintaram uma escola pública em Salvador? E essa cambada vem dormir na praia da minha cidade… Você sabia que houve um pacto dos alemães não fazerem mais gols nos brasileiros, porque é muito humilhação?

Ehhh, sinistro… Não ouvi sobre pacto algum mas vou procurar saber… No ano passado quando estava aqui no Rio, na própria CBN foi publicado que não haveria hotéis suficientes na cidade pra receber torcedores numa final. O Cabral disponibilizou a Marques de Sapucaí para estacionamento pra os Argentinos, achei bom, assim eles não ficam empilhados nos bairros mais nobres, já bem cheios de gentes. Eu não sei qual é desses alemães, mas para neguinho pintar escola está mais com cara de ser um grupo religioso. Você quer que os argentinos ajeitem o lugar que eles estão passando as férias, que já estão gastando o pouco que tem, quando sua economia é pior que a nossa? Já fazem o certo fugir do frio de lá e curtir a praia no Rio. Pra galera que trabalha na praia é um mês de arrocho salarial, nenhum carioca considera 22 graus dia de praia. Com eles por perto entra um pra galera que vive da economia praieira. Pra você nada é, mas pra outros é um super trocado.

Salva pelo telefone que toca e encerra o meu papo…

sonia-braga04

Sonia Braga

Ela deve ter sido uma carioca vital, nos anos 70, na época da ditadura. E pela ditadura, ela era uma carioca-vital, desinformada e agressivamente feminina. Eu e os meus neologismos, Carioca-Vital seria aquela beleza soniabragiana: cor de canela, cabelo que aceita alisamento, magra, nem alta nem baixa, traços finos. De acordo com uma amiga carioca vital também, exilada aqui na Noruega, carioca vital não consegue casar e vira amante.

fatima-bernardes-620x0-1

Fátima Bernades

Fiquei olhando pra cara da Clau e me lembrei que no ano de 2000, a Veja publicou uma matéria sobre a sexualidade ou o status de relacionamento na virada do século. Nessa época achei essa reportagem extremamente ofensiva e  desnecessaria, desde então nunca mais li essa porra de revista. A foto era uma modelo representando uma estudante normalista com trancinhas e uma caneta na boca como que ajudando ela a pensar. O tipo da modelo era essa descricao da carioca vital. A matéria defendia isso mesmo que a Clau afirmava descontentemente: Homens brasileiros casam com Fátima Bernardes e jamais com Sonias Bragas.

oscar-niemeyer

Oscar

Ao contrário do que é, a Sonia Braga representa muito mais do que isso, uma das melhores contribuições artíscas brasileiras para o mundo, assim como Tom Jobim foi para a  música e o Oscar Niemeier para a arquitetura.

Anúncios

2 comentários sobre “Carioca Vital

Qual seria a sua perspectiva sobre esse assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s