Colégio Marista São José da Usina – RJ


Eram por dados arquivos perdidos na minha memória…  Durante os anos de 2003 à 2007 minha memória pifou de vez por causa da produção 12227156_104413459925644_2770043519812779516_nde leite durante a gravidez e logo depois a amamentação. Todo ferro se esvai no leite de encontro ao bebês. Passei a escrever, transferiria a minha memória para as máquinas deixando espaço livre pra
outra coisa. Também: reaprender, reencontrar minha própria língua, não deixar o samba morrer.

A minha primeira investida numa festa outsider.

Com a idade que a minha filha está agora, eu fui uma vez convidada. Era o aniversário de um camarada de um colega meu da escola que não era da minha sala. Eu não lembro muito deles, como eram exatamente suas feições, nem mesmo seus nomes. Eram morenos de cabelos, garotos normais, do qual eu passava os recreios jogando voley ou batendo cartas. Precisando um pouco mais num ambiente que contava com nada menos de 5 mil estudantes nos anos 80 entre o maternal ao terceiro ano do secundário, eles seriam um tipo de estudante que não duravam mais que dois anos naquela escola. Eles não eram observados, caracterizados como um real estudante Marista. O que muitas famílias não deixavam de referirem a mim da mesmíssima maneira. Esperavam que logo atendesse o colégio Batista ou o Pallas, mas ainda perdurei naquela droga de colégio por uns longos 8 anos.

A família desse garoto que me convidara pra festa parecia estar abaixo do poder de compra médio das famílias que frequentavam esta escola. Na escola em momentos prévios a festa, perguntei ao menino anfitrião, quem ele havia convidado ele disse que havia chamado muita gente da escola. Quando eu cheguei à festa com aquele amigo em comum que morava meio perto de mim, o sótão do prédio do menino na Usina se encontrava vazio de pessoas, apenas preenchido com a música da Madona. Um menino a mais veio.  O pai do garoto mostrou a cozinha do play-sótao deles apinhada de salgadinhos, hummm. Só sei que os meninos brincaram de pique, agente comeu a beça, eu dancei sozinha enquanto comandava o som, o que não era um novo INTERESSE meu.

O coitado do garoto estava achando a festa um fracasso. Parecia mesmo de inicio uma festa de terror, mesmo com o som do new wave de fundo que nos trazia a realidade daquela época. Já eu de relance sentia que estava em Berlim oriental de 1958, “in” para mim.

Publicado por: This Leksus

Naturalmente carioca da gema. Levantei a bandeira da união dos estudantes em 1990. Depois que vi que a bandeira era tipo lilás, caí fora, mas mantive contatos do setor cultural aonde fui a curadora por 2 anos seguidos no periódico e da rádio interna. Essa mídia chegava à 2000 estudantes em 1992. Participei de cursos de pintura abstrata com Mollica (1947-2013) e desenho Modelo Vivo com Giancarlo Bonfanti na Escola de Artes Visuais do Parque Laje de 1987-1992 e em outros institutos de arte. Estudei na USU, UERJ & UFRJ, arquitetura e urbanismo, Educação artística & Figurino respectivamente. Meu primeiro projeto foi a fonte do Banco do Brasil com seu logotipo, nas dependências da Agencia I do Banco no Rio de Janeiro. Em 1995, cursei por um breve período a Escola Politécnica de Lisboa, aonde desenvolvi uma tese sobre o Manuelino. Muitas descobertas, e não parei de fazer cursos extras em outras grandes universidades cariocas. Senai Cetiqt, Universidade Candido Mendes, UIS (Noruega). Trabalhei com Alexandre Hercovich para Semana da Moda no Rio em 1997. Nos anos seguintes criei o cenário e costumes para a peça Frida Kahlo no Teatro do Museu do Catete. Nessa época comecei a trabalhar como Dj e me destaquei na área até 2010, quando decidi encerrar essa atividade e me dedicar a gravura & tradução. A partir de 2005, anualmente, faço instalações e exibições de pinturas, desenhos, edições de livros, mosaicos e gravuras. Em 2010 comecei a me infiltrar na área de tradução e interpretação, também como uma ação social. O que faz voltar intensamente para escrita e leitura, e me dispersar pra outras línguas, como dinamarquês, francês, italiano & espanhol.

Categorias memóriasTags, , , , , , , , , , , , , , , , 1 comentário

Um comentário sobre “Colégio Marista São José da Usina – RJ”

Qual seria a sua perspectiva sobre esse assunto?

