Você já boicotou hoje?


A rede de televisão Globo sempre dominou a comunicação e cultura brasileira, chegando a expandir fronteiras, reforçando seu domínio, nos países de língua portuguesa. No Brasil existe uma crítica por parte de intelectuais e estudantes à emissora. Nas últimas décadas, algo novo surge, uma verdadeira competição entre a Globo e um império “religioso”. O conglomerado de empresas do “bispo” Edir Macedo que investe pesado na comunicação e jornalismo. E. Macedo criou sua própria igreja, que ha seguidores fiéis nos EUA como a politica Sahra Palin.

globostole A emissora de tevê e fundadora do jornal com o mesmo nome incentiva a desmobilização da nação. Há um suposto boicote por quem já não assiste mesmo ou lê, ou dá atenção, ao que eles publicam. Eu indago “O que seria a desmobilização? E respondo também: ”É o mesmo que anestesiar, que não te mobiliza, que não te comove.” Lois Lancaster exemplificou uma vez:

Os noticiários das horas de pico são sempre superficiais e recheados de anti-notícias (a animação dos blocos de rua nesse carnaval/ os shoppings fervilham com as compras de natal/ o estado de saúde do Giannechini, etc) e a profundidade aumenta conforme o povo não assiste (jornal da Globo quase de madrugada um pouco mais, GNT a cabo mais ainda).

A Globo se coloca como “aquela que cobra soluções do governo” contra problemas de saneamento, habitação, catástrofes naturais – desde que essas soluções não envolvam ideologia. O “bom cidadão” deve usá-la como meio, e sua finalidade deve ser sempre clientelista. Pessoas com demandas políticas não são mais “povo”, são “baderneiros”.  A passeata é o que atrapalha o trânsito dos “trabalhadores de bem”.

Meu pai simpatiza o boicote. Não entendo completamente a posição dele, mas ele enfatiza não ser protestante, pois ele acha quem não gosta da Globo geralmente é o pessoal que quer que os domínios do Edir Macedo cresçam :O Um lado estranho e divergente vem surgindo aderindo ao boicote.

Anúncios

Qual seria a sua perspectiva sobre esse assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s