A incrível fábula das coincidências


PlunctPlactZum
Raul Seixas 1983

Você gosta de Paulo Coelho? Eu não me afeiçoei ao que ele escreve tanto assim. Nos anos 60 ele era parceiro do Raul Seixas, eu me amarrava no Raul. Um dos seus últimos trabalhos foi nos anos 80. Nessa época, eu acho, que ele nem se lembrava quem era o Paulo Coelho, nem ninguém também. O baiano estava metido num programa de crianças. Na verdade muito dos que foram contra cultura dos anos 60 tiveram filhos e buscaram um lado mais humorístico nas suas obras e continuaram a gerar fantasia ou fazer arte fantasticamente pra o público infantil evitando sobressaltos reacionários ou mesmo alegacoes mentirosas contra suas obras. Que sorte, fui cliente dessa geração de artistas, fui catar depois o que haviam feito subversivamente anteriormente.

A primeira banda a cometer esse inesperado rompante criativo para o mercado infantil foram os Beatles com o filme Yellow Submarino em 1968. Essa musiquinha havia sido lançada em 1966, um ano turbulento para a banda em que o seu empresário morre, a sociedade dá sinais de mudanças fortes e o Paul McCartney se acidenta de carro. Uns dizem que ele morreu mesmo nesse acidente e foi substituído por um outro Paul. Tem gente que apenas alega que ele passou por um coma de no máximo dos 2 dias (pode-se até aceitar).

Você já tinha ouvido essa parada? Tem até documentário: “Paul Really is Dead“, que parece enfeitiçar quem assiste.

O fato que move com os fãs e crentes dessa teoria pode se dizer que é estilístico. Paul em entrevistas mencionou que um fazia a letra e o outro a música. Nesse ano de 66, ficou decidido que cada um faria tudo solo, ou seja, letra e música por exemplo do “Tomorrow Never Knows” é só do Lennon.  Particularmente, vejo uma mudança gradual das criações em cada novo disco dos Fab4, mas boa parte das pessoas acham que foi radical a mudança em 66, pois antes eram músicas açucaradas como “She loves you”, depois se tornaram mais introspectivas e obscuras como: “Lucy in the sky with diamonds”. Visualmente a banda também procura optar por um estilo novo de roupa e lay out das capas, sobretudo colorido, cheio de símbolos. Aí, realmente, não tem como, tudo pode ser lido como uma série de mensagens disso ou daquilo. Chega a ter uma sepultura na capa do Sgt. Peppers! O cemitério em Liverpool era popularmente conhecido como Strawberry Fields… Essas coisas aguçam o pensamento inquisidor de quem ouve música ainda mais se acompanhada de bebidas alcoólicas ou outras paradas.

Tudo é além do incrível. Mas tem uma coisa mencionada nessa teoria conspiratória sobre a restituição de um novo Paul-Ramone à banda que me faz coçar atrás da orelha: o imposto de renda dos Beatles, uma baba. Se perdessem o Paul, como poderiam desmanchar o sociedade Lennon & Mccartney das gravacoes? Uma Northern Song menciona isso um pouco, também datada de 1966. Foi legitimado em 1970 um catatau de coisas que tiveram de assinar quando da romptura do grupo, também mostrado no documentário do Harrison.

No filme do Xisto Rodrigues, a forma que haviam achado pra achar o cara foi através do dinheiro que ele deveria ter ganho todos esses anos de tanto tocar na África do Sul. E até agora não explicaram pra onde o dinheiro foi, ou quem criou o mito baseado numa mentira absurda.

O Raul visitou o Lennon no Edifício Dakota em 1973. Jonh havia se mudado nesse mesmíssimo ano pra lá. Antes de ir pra Manhathan visitá-lo, um tanto também impulsionado por isso,  Raul havia descoberto Aleister Crowley. Como Raul não era de perder tempo, em plena ditadura ele deve ter raciocinado: “não estão me querendo aqui, fui”. Foi mesmo, antes que o exilassem ou o judiassem, visitou John Lennon e bateu um papo sobre essa coisa do Thelema. O ex-beatle recebeu ele muito bem, 3 dias hospedado na casa do cara, discutindo sobre e criando em cima disso aqui:

“Every man and every woman is a star.’ We do not fool and flatter women, we do not despise and abuse them. To us, a woman is herself, absolute, original, independent, free, self-justified, exactly as a man is.”

Em pelo menos 2 entrevistas famosas Raulzito explicou que houve um mau entendido com um dos seguranças do Lennon que nos convidou a se retirar do apê. Gostaria de saber aonde estava esse segurança quando Chapman ficava rondando a portaria do Dakota todo santo dia da primeira semana de dezembro de 1980, aonde sempre morou muita gente famosa! Heim?

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Publicado por: This Leksus

Naturalmente carioca da gema. Levantei a bandeira da união dos estudantes em 1990. Depois que vi que a bandeira era tipo lilás, caí fora, mas mantive contatos do setor cultural aonde fui a curadora por 2 anos seguidos no periódico e da rádio interna. Essa mídia chegava à 2000 estudantes em 1992. Participei de cursos de pintura abstrata com Mollica (1947-2013) e desenho Modelo Vivo com Giancarlo Bonfanti na Escola de Artes Visuais do Parque Laje de 1987-1992 e em outros institutos de arte. Estudei na USU, UERJ & UFRJ, arquitetura e urbanismo, Educação artística & Figurino respectivamente. Meu primeiro projeto foi a fonte do Banco do Brasil com seu logotipo, nas dependências da Agencia I do Banco no Rio de Janeiro. Em 1995, cursei por um breve período a Escola Politécnica de Lisboa, aonde desenvolvi uma tese sobre o Manuelino. Muitas descobertas, e não parei de fazer cursos extras em outras grandes universidades cariocas. Senai Cetiqt, Universidade Candido Mendes, UIS (Noruega). Trabalhei com Alexandre Hercovich para Semana da Moda no Rio em 1997. Nos anos seguintes criei o cenário e costumes para a peça Frida Kahlo no Teatro do Museu do Catete. Nessa época comecei a trabalhar como Dj e me destaquei na área até 2010, quando decidi encerrar essa atividade e me dedicar a gravura & tradução. A partir de 2005, anualmente, faço instalações e exibições de pinturas, desenhos, edições de livros, mosaicos e gravuras. Em 2010 comecei a me infiltrar na área de tradução e interpretação, também como uma ação social. O que faz voltar intensamente para escrita e leitura, e me dispersar pra outras línguas, como dinamarquês, francês, italiano & espanhol.

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4 comentários sobre “A incrível fábula das coincidências”

  1. Concordo plenamente. Nunca dá pra saber, por mais que nos interessemos sobre uma pessoa, nao a conhecemos de fato. Nao se sabe quem mais estavam com eles nessa determinada ocasião, o que teria sido o pivô. Em fim o Raulzito foi expulso do Dakota, mas nunca sofreu o constrangimento de ter sido expulso do Brasil, como o Gil e o Caetano. Quando ele voltou de NY, passou a compor solo e o ex-parceiro dele foi preso!

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