Pintura sujeita a especulacoes


Quando estive em Bergen nao deixei de visitar museus. No século das luzes, Bergen era a maior metrópole norueguesa.

O que mais encantou foi um quadro meio tosco de uma moca. Nao achei uma placa explicativa no local, mesmo porque ele estava malocado num leito. Na análise da obra, prostro conforme o olhar dessa época, definitivamente final do século XVIII. Uma época anterior a publicacao visual em massa que tanto nos influencia.

O leito, não quarto, uma cabine de leitos acoplados que guardava essa pintura. As cabines feita por encomenda por um artesão com um bom nome na praça, caberia num quarto, talvez num outro quarto, numa outra casa, que nao era aquele museu. Os leitos eram tao pequenos, um pouco maiores que berços. Camas de rainhas e reis em outros castelos da Europa sao pequenos dando a idéia, que pelo frio e falta de calefação, que todos os europeus durmiam encolhidos. O crescimento do tamanho das camas só ocorreu no final do século XIX. Também é certo sabermos que quem tomava conta de criancas aristocratas na Escandinávia também fazia parte dessa mesma aristocracia e também havia consanguinidade. A nao esclarecida medicina forcava essas soluções. Os fisiologistas entediam, caso houvesse, da necessidade de amamentacao, seria entao melhor a proximidade familiar.

Eu também estive em outro museu. As pinturas mais artísticas dessa época criam uma impressão mais dramática no expectador, praticamente focam as classes menosprezadas como: camponeses, prostitutas, migrantes e estivadores. Ao invés do museu da era hanseática que mostra atividades diárias burguesas.

Essa pintura me faz especular que ali está representada uma prostituta, uma bem-suscedida. A localizacao do edificio é tao central que é díficil entender porque tal prezada familia moraria ali. Nas pinturas realisticas do museu de arte apontam o mesmo prédio como uma sede burlescas em diferentes eras.  Assim como em clássicos literários da vida dessa profissao de maioria feminina, geralmente localizada em portos, acredito que os leitos acoplados pertenciam as pagens e o leito principal, com a pintura, perteciam a Madame. Pagens bem treinadas substituiriam a madame em seu posto como cortesä principal.

madame
especulando a historia da pintura
Anúncios

Publicado por: This Leksus

Naturalmente carioca da gema. Levantei a bandeira da união dos estudantes em 1990, mantive contatos do setor cultural aonde fui a curadora por 2 anos seguidos no periódico e da rádio interna. Essa mídia chegava à 2000 estudantes em 1992. Participei de cursos de pintura abstrata com Mollica (1947-2013) e desenho de Modelo Vivo com Giancarlo Bonfanti na Escola de Artes Visuais do Parque Laje de 1987-1992 e em outros institutos de arte. Estudei na USU, UERJ & UFRJ, arquitetura e urbanismo, Educação artística & Figurino respectivamente. Meu primeiro projeto foi a fonte do Banco do Brasil com seu logotipo, nas dependências da Agencia I do Banco no Rio de Janeiro. Em 1995, cursei por um breve período a Escola Politécnica de Lisboa, aonde desenvolvi uma tese sobre o Manuelino. Muitas descobertas, e não parei de fazer cursos extras em outras grandes universidades cariocas. Senai Cetiqt, Universidade Candido Mendes, UIS (Noruega). Trabalhei com Alexandre Hercovich para Semana da Moda no Rio em 1997. Nos anos seguintes criei o cenário e costumes para a peça Frida Kahlo no Teatro do Museu do Catete. Nessa época comecei a trabalhar como Dj e me destaquei na área até 2010, quando decidi encerrar essa atividade e me dedicar a gravura & tradução. A partir de 2005, anualmente, faço instalações e exibições de pinturas, desenhos, edições de livros, mosaicos e gravuras. Em 2010 comecei a me infiltrar na área de tradução e interpretação, também como uma ação social. O que faz voltar intensamente para escrita e leitura, e me dispersar pra outras línguas, como dinamarquês, francês, italiano & espanhol.

Categorias arte, especulacao, historia, museus, sociologicoTags, , , , , , , , , , , , , , , , , 1 comentário

Um comentário sobre “Pintura sujeita a especulacoes”

Qual seria a sua perspectiva sobre esse assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s